Contém traços de leite

Uma prática que se torna mais do que comum para aqueles que estão migrando para o veganismo é sair olhando o rótulo a procura de ingredientes de todo e qualquer produto do mercado. Ao olhar todos os ingredientes e perceber que não contém leite e nem ovos vem a frustação ao ver a seguinte frase "contém traços de leite" (ovos, amêndoas, castanhas, etc.). Afinal, o que isso significa?

Está nos biscoitos, nos chocolates meio-amargos, e em muitos outros alimentos. Um assunto que é bastante discutido e que eu já vi em vários fóruns é se esse tipo de alimento pode ou não ser consumido por veganos. Para entender melhor vou retirar um trecho da resposta a um fórum de comunidade vegan no orkut (se você for o autor do texto e quiser que o retire, entre em contato):

"Produtos que PODEM conter traços de leite: são fabricados em máquinas IDÊNTICAS as que processam alimentos que contém leite, porém, não nas mesmas.

Produtos que CONTÉM traços de leite: são fabricados nas MESMAS máquinas em que são processados alimentos com leite, PORÉM, essas máquinas são lavadas e limpas, mas o ministério da saúde permite essa lavagem apenas com água e sabão neutro, dai vêm o contém traços, por que tudo que for limpo apenas com água e não for esterelizado, contém traços minimos, também conhecidos como partículas, do que estava anteriormente ali."

Bom, eu não pesquisei a veracidade desta informação, mas baseando-se nela podemos perceber que os alimentos que levam essa frase não contém o leite em si, e sim pequenas partículas (e que a informação está alí para possíveis alérgicos a lactose). A escolha da ingestão do alimento fica a critério do vegano pois alguns consomem, outros não. Compartihe informações, comentários são bem vindos! Até mais.

0 comentários:

Postar um comentário